Angustia, palpitação, pensamentos acelerados, roer unhas, são sintomas de ansiedade. Mas isso você já sabe neh?!
O que talvez você não tenha observado…
Você vive preocupado com o futuro, querendo solucionar todas as variáveis que surgem para nada sair do teu controle?
Assiste filme repetido porque já sabe como vai terminar ou quem sabe até lê o final do livro primeiro pra saber se vai gostar da leitura?
Não espera o outro terminar de falar e sai falando por cima, muitas vezes terminando a frase por ele?
Pensa sempre no pior cenário possível da situação que está se apresentando?
Você evita atender ligações e da preferência para responder por mensagem?
Então, não parece ansiedade, mas é…
E isso pode estar te fazendo ter uma vida de muita preocupação com o futuro e pouco aproveitamento do presente.
E sabe o que é pior?
Enquanto você se engana achando que está se prevenindo de algo ruim acontecer no futuro, a tua vida está passando. Já pensou que quando você chegar lá e a maioria dos seus receios não se concretizarem tu até vai achar que foi porque você se preocupou, mas não vai dar para voltar no tempo e usufruir de todos os momentos que você abriu mão de aproveitar porque estava preocupado demais com o que poderia acontecer.
E aí bate o desespero por todos os momentos que você “perdeu” sem aproveitar.
Muitas vezes a pessoa que sente ansiedade opta pelo caminho conhecido, pelos mesmo hábitos, aquilo que já é previsível para evitar o desconforto da sensação que o medo da mudança traz.
A falta de controle da situação, não saber o que vai acontecer, gera um gatilho terrível para quem sofre com a ansiedade, fazendo com que muitos não mudem, não usufruam de novas experiências e não permitam que o novo entre na sua vida. Claro que é desconfortável a mudança, algo que nunca foi feito antes, algo que você ainda não sabe se vai te gerar sensações boas ou ruins, às vezes coisas não darão certo na primeira vez que você fizer e você poderá errar enquanto estiver treinando para aprender algo.
Por isso que ter consciência da ansiedade, aprender a lidar com ela, te coloca num caminho de possibilidades, de novas escolhas e de permissão para viver melhor. A gente não deixa de sentir ou perceber a ansiedade nunca mais, mas aprende a deixar ela não nos dominar, não nos paralisar e nem tirar a nossa paz.
E quando a gente se permite enfrentar, a cada passo fica mais leve aceitar a realidade: a impermanência da vida!
Tudo está sujeito a um processo de mudança. Mesmo que você viva uma certa estabilidade na sua volta, nada permanece igual, nem mesmo você, que mesmo que tente controlar para nada mudar, está constantemente mudando. E ainda bem! Abrace todos os dias a sua nova versão lidando com a mudança por uma nova percepção.
Não esquece que ninguém muda ninguém antes de mudar a si mesmo. É possível aprender a lidar com essas sensações de ansiedade e encontrar um equilíbrio para viver uma vida mais saudável, aproveitando a vida com consciência e sabedoria.